Assessoria de Imprensa

O que é?

A assessoria de imprensa é uma ferramenta de comunicação empresarial que tem o objetivo de estimular o relacionamento de forma espontânea entre um negócio ou marca e os veículos de imprensa.

Isso significa que ela, também conhecida pela sigla AI, vai em busca de menções positivas em produtos jornalísticos em qualquer meio de comunicação, de alcance geral ou segmentado.

Ela também tem o papel de fazer a gestão das informações negativas, sendo responsável por liderar ações em momentos de gerenciamento de crise de uma empresa.

A quem se destina a assessoria de imprensa?

Qualquer negócio público, privado ou do terceiro setor (organizações não governamentais) que exerçam ou pretendem ter uma influência econômico-social pode e deve contratar ou até mesmo possuir uma assessoria.

Por se tratar de um serviço estratégico, a AI precisa estar em plena harmonia com os objetivos da empresa. Por isso, o ideal é que ela esteja presente desde o início da organização ou então de seu projeto de ampliação.

Como funciona a assessoria de imprensa?

Para colocar em prática sua estratégia, a assessoria planeja, produz, distribui e monitora materiais de interesse dos veículos de imprensa de acordo com as seguintes etapas:

1.     Informações do cliente

A partir de reuniões e entrevistas com o cliente, é realizada coleta de informações, a fim de compreender seus propósitos e necessidades para o relacionamento com a imprensa.

2.     Produção de materiais

Com as informações em mãos, são produzidos releases – reportagens de assessoria – e demais materiais necessários para a divulgação junto à imprensa.

3.     Aprovação do cliente

A fim de ajustar e concluir a produção, todo o material é encaminhado para o cliente avaliar e aprovar.

4.     Divulgação dos materiais

Depois de aprovados, a assessoria encaminha o release e demais materiais de apoio para a rede de jornalistas de veículos de interesse do cliente.

5.     Contato com a imprensa

Após o envio do release, a AI entra em contato com os jornalistas para acompanhar e receber retornos.

O contato com os jornalistas também pode ocorrer a partir do interesse do meio de comunicação sem a necessidade do envio de releases. Cabe a assessoria de imprensa avaliar em conjunto com cliente a forma como isso será conduzido.

6.     Publicação e monitoramento

A fim de verificar quais veículos publicaram os materiais, a assessoria monitora o conteúdo, as menções positivas e negativas do cliente e de assuntos relacionados.

Para saber mais ou contratar o serviço de assessoria de imprensa, entre em contato comigo por meio do Facebook, Instagram, Twitter ou WhatsApp.