BlogGestão de ConteúdoPortfólio

Vale a pena ter um blog?

No meio de tantos criadores de conteúdo em imagens e vídeos, será que ainda vale a pena ter um blog?

Mantenho o blog Reflexão Sobre Rodas desde que eu estava na faculdade, em 2006. Como já contei algumas vezes, eu criei o espaço para falar o que eu pensava na época e também os trabalhos que eu produzia no curso de jornalismo.

Mais de 12 anos se passaram e atualmente o Reflexão Sobre Rodas é um espaço para escrever artigos e reportagens relacionados aos assuntos da pessoa com deficiência.

Essa foi a estratégia que encontrei para ganhar destaque no meio de vários espaços na internet sobre política e esportes, temas que sempre me interessei.

Por que vale a pena ter um blog?

Mesmo com uma onda enorme de influenciadores digitais principalmente no Youtube e Instagram, considero que as finalidades são semelhantes, porém não são iguais. A internet permite uma variedade enorme de conteúdos em várias plataformas com características diferentes.

Enquanto o Youtube tem o vídeo como mote e o Instagram tem os vídeos e as imagens como argumento, o blog reúne tudo isso, além de contar com as outras mídias sociais como distribuidoras de conteúdo.

O blog é a ferramenta ideal se você espera apresentar um conteúdo complexo e completo, sem limite de espaços. Além de que, se você escolher ter um domínio próprio e usar plataformas como o WordPress, ele pode ser completamente personalizado.

Em blog com conteúdo autoral e de qualidade, as chances de ser encontrado em buscadores como Google de forma orgânica aumenta bastante. Com o tempo, ele vai ganhando relevância e é localizado com mais facilidade.

Como manter um blog?

No começo, apanhei muito e com isso, aprendi. Entre os erros que cometi, está o fato de que eu quase não me planejava, assim nunca tinha tempo para escrever e não conseguia nem saber o que postar.

Então, o primeiro passo que você deve ter em mente é o planejamento. Antes mesmo de sair escrevendo, é necessário ter bem claro o que lhe motiva. Você conhece bastante do que quer publicar no blog?

Além disso, muitas vezes o post parecia perfeito para mim, só que quando ele ia para as redes sociais o resultado não chegava nem perto do que eu esperava. Mas quando passei a conhecer melhor para quem escrevia, a situação começou a mudar.

Isso ocorreu depois que entendi que o jornalismo não pode andar sozinho no ambiente digital. Em um dos primeiros livros que li sobre o assunto, Jornalismo Digital (2007), a autora Pollyana Ferrari dizia: “… O jornalismo multimídia precisa desenvolver no repórter uma visão multidisciplinar, com noções comerciais e de marketing”.

Com o tempo, passei aplicar as técnicas de SEO (Search Enginie Optimization) para estar mais bem posicionados nos mecanismos de busca em relação ao tema que me propus a escrever.

É importante dizer que os conteúdos dos blogs entram nas listas de resultados de buscadores, enquanto o mesmo não ocorre com o material publicado na maioria das mídias sociais.

Entendi também que era preciso saber qual era a finalidade exata do blog em cada momento. Gosto sempre de dizer que reviso de tempos em tempos os objetivos do Reflexão Sobre Rodas e as minhas metas pessoais com ele.

Nunca tive a ambição de ganhar dinheiro com ele. Uma vez um amigo me disse: “Não monetize o seu blog, muito menos a qualquer custo”. Vale a observação de ele era um publicitário.

No meu entendimento, você precisa gostar do que faz no blog, esse deve ser motivador principal. Assim, seus leitores vão acreditar mais nas suas informação e ideias. Consequentemente, vão compartilha-las.

Não deixe de conhecer as propostas de produção de conteúdo que tenho a oferecer para você.

2 comentários sobre “Vale a pena ter um blog?

  1. Fala Luis.

    Ótima reflexão, aqui na SOMA Dev recebemos muito esse questionamento e sempre digo que sim, vale muito a pena ter um blog.

    Dentre os itens que julgo importante de se ter um blog está a questão de SEO que vc citou, dificilmente vc vai ser encontrado no Google se produzir conteúdo apenas nas redes sociais. Outra coisa que me incomoda é que nas redes sociais o conteúdo é momentâneo, vc posta hj e amanhã ou depois ele some no meio da time, sem contar que o conteúdo não pertence a vc e sim a rede social que postou.

    Acredito que o Blog deve ser usado juntamente com as Redes Sociais, se somando e levando conteúdo de qualidade para todas as pessoas sejam elas nas redes sociais ou fora dela.

    Grande Abraço.

    1. Desculpe a demora. Muito obrigado pelo comentário. Essa efemeridade do conteúdo nas redes sociais também me incomoda. O sentido de autoria se perde completamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *